Cúrcuma ou Açafrão da terra
Fonte de de Daúde e Vida
A Cúrcuma ou Açafrão da terra é uma planta originada na Ásia. Assim como a gengibre e a batata, ela é também uma raiz escura quando moída forma um pó fino cor de laranja e brilhoso.
Este condimento pode ser usado na culinária como tempero para dar sabor aos alimentos, mas, também é usado para fins medicinais. É um produto muito usado na Índia e indispensável na cozinha Asiática.
Pode ser encontrado nas feiras livres e mercados na forma de pó. Observe bem se o pó é puro ou se tem misturas, se a cor tiver uma cor alaranjada bem forte e cheiro forte, então, é puro. Se a cor for clara e pouco cheiro, então, é misturado com fubá. Cuidado para não comprar fubá no lugar de cúrcuma.
Nos mercados ou lojas de 1 real você encontra por um preço muito barato. E é exatamente ai que mora o perigo, cuidado! Não economize quando o assunto é saúde!
Propriedades
- Curcumina
- Vitaminas do Complexo B
- Vitamina C
- Ferro
- Manganês
- Potássio
- Cobre
- Carboidratos – amido e fibra
Benefícios
Anti-inflamatório – Esta planta abençoada tem o poder de desinflamar o aparelho digestivo, combate artrites, sinusites, rinites e outros “ites” inflamados em todo o corpo.
Antioxidante – Por ser antioxidante combate os radicais livres e desintoxica o organismo. Cujo resultado é uma boa disposição física para fazer as atividades necessárias no dia a dia.
Previne doenças do câncer – Ao combater os radicais livres e desinflamar o corpo, a cúrcuma aumenta a imunidade e fortalece o corpo na prevenção de doenças do câncer.
Antisséptico – Elimina a tão temida gordura visceral e ajuda perder peso. Ajuda na digestão e alivia cólicas e dores de Ou você elimina a gordura visceral ou ela elimina você. Então, chegou a hora de fazer uso diário da cúrcuma.
Combate o Colesterol ruim – Limpa a gordura das veias e evita entupimento. Ajuda combater pressão alta e previne infartos do miocárdio. Controla os níveis de triglicerídeos.
Bom para o cérebro – Ao agir no aparelho digestivo e na limpeza das veias, automaticamente melhora a oxigenação do cérebro. É uma questão lógica, quanto mais oxigênio no cérebro, mais eficaz ele se torna no processo de memorização. Por isto, a cúrcuma auxilia na prevenção de Alzheimer.
Como usar
Recomenda-se usar no máximo uma colher de chá de cúrcuma por dia. Não pode ser consumida pura. É recomendado que o usuário deste condimento espalhe o pó do açafrão no prato de comida, porém, o sabor da comida será alterado.
Para evitar comer uma comida com o sabor alterado e, principalmente, para quem não gosta deste condimento. Então, o ideal é você colocar o pó num copo de leite e tomar.
Danos pelo excesso de consumo da cúrcuma
Estes efeitos colaterais apareceram apenas em algumas pessoas e que consumiram o produto em excesso:
O uso elevado pode facilitar formação de cálculos renais.
Pode provocar problemas intestinais tais como inchaço, refluxo e diarreia.
Pode causar dores de cabeça e náuseas
Considerações finais
Por que devo consumir cúrcuma diariamente?

Porque é fonte de saúde e vida
Porque é fácil de encontrar
Porque é barato
Porque é bom para o aparelho digestivo
Porque é bom para o coração
Porque é bom para o cérebro
Porque previne doenças do câncer
Porque previne Alzheimer
Porque desinflama o corpo
Porque elimina gordura visceral
Porque é antioxidante e limpa o intestino
Porque eu quero ter saúde
Porque eu quero ter disposição e qualidade de vida
Precauções
Não exagere no consumo, uma colher de chá por dia é suficiente
Não coma cúrcuma pura, misture-a em outros alimentos
Na dúvida consulte seu médico
Para ver o Artigo completo sobre os danos visite o Site
Pingback: Desinflame seu corpo – 10 alimentos saudáveis