Corrida exercícios aeróbicos

Corrida – Saúde – Autoestima e Bem estar

Corrida

Corrida – Saúde – Autoestima e Bem-estar

Corrida e qualidade de vida andam juntas

Corrida pode melhorar significativamente a saúde física e mental.

Corrida – Saúde – Autoestima e Bem estar 1

Como uma forma de exercício aeróbico, a corrida pode reduzir o estresse, melhorar a saúde do coração e até ajudar a aliviar os sintomas da depressão.

Corrida & Saúde

  • Melhora o condicionamento físico
  • Aumenta o nível de colesterol bom HDL
  • Diminui o nível de colesterol ruim LDL
  • Eleva a autoestima
  • Aumenta a massa muscular
  • Reduz o estresse
  • Diminui o peso do corpo
  • Traz sensação de bem-estar
  • Aumenta a capacidade cardiorrespiratória
  • Diminui drasticamente os riscos de infarto
  • Reativa a circulação do sangue e evita problemas do coração
  • Ajuda melhorar a qualidade do sono
  • Melhora o funcionamento dos rins, limpa o sangue e desintoxica o organismo.

A corrida aumenta sua confiança

Além de proporcionar benefícios físicos. Correr pode fornecer e estimular um impulso inegável à sua confiança e, também, na autoestima. Ao definir, perseguir e atingir as metas, você pode ajudar a dar a si mesmo uma maior sensação de empoderamento que o deixará muito mais feliz.

Á medida que você vai aumentando gradualmente o percurso percorrido, sua confiança vai aumentando na mesma proporção. Isto trás uma sensação agradável de que você pode e está vivo.

Alivia o estresse

O estresse pode ser o principal causador de uma série de problemas de saúde e humor. Também pode interferir na forma de se alimentar, diminuir o apetite e a qualidade do sono. 

Quando possuímos o hábito de correr, nosso corpo é forçado a exercer excesso de energia e hormônios que aliviam a pressão causada pelo estresse. Correr pode ajudar a reduzir suas chances de desenvolver dores de cabeça. 

A corrida também é uma forma de desligar-se do mundo capitalista que impõe o ser humano a correria e nos obriga a agir sob pressão. Ao correr, esquecemos o trabalho, os problemas e tudo que nos aflige. Então, esta na hora de começar a correr, não é caro amigo leitor!

Correr ajuda eliminar a depressão 

A depressão é a doença do século, ela movimenta a indústria farmacêutica em números gigantescos. É a principal causa de afastamentos nas empresas.

Quando estamos deprimidos, a última coisa que queremos, provavelmente, é se levantar e correr. No entanto, você descobrirá que, após apenas alguns minutos de corrida, seu cérebro começará a produzir hormônios que naturalmente melhoram seu humor. 

De fato, existem poucas coisas no mundo que podem tratar melhor ou mais rapidamente a depressão do que exercícios físicos, principalmente, corrida. Sabendo de antemão isto, o melhor e mais barato remédio é começar a correr.

Alguns pesquisadores pensam que correr pode ser tão bom para nós, porque é algo que já nascemos com predisposição para fazê-lo.

Vários especialistas entendem que os corpos humanos são formados da maneira que são, porque nascemos para sermos atletas naturais de resistência extremamente eficazes. O formato de nossos quadris e pés, o comprimento de nossas pernas, nossos discos espinhais de absorção de choque e nossa capacidade de suar tornam possível corrermos quilômetros após quilômetro. Portanto, talvez não seja surpresa que a corrida esteja fortemente associada a uma série de benefícios para o corpo e o cérebro.

Vários especialistas no assunto consideram o exercício a coisa mais próxima de um remédio milagroso. Como uma forma de exercício cardiológico que é facilmente acessível, a corrida é uma das maneiras mais simples de obter os benefícios importantes do exercício.

A corrida é uma ótima maneira de ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. Além disso, queima calorias e pode aumentar significamente a força física, entre outras coisas. Há também uma longa lista de benefícios psicológicos que os corredores obtêm com este esporte.

Uma corrida de 30 minutos diária é suficiente para elevar o humor de alguém que sofre de transtorno depressivo.  Não importa em que ritmo você esteja, a movimentação tem efeitos positivos e contribui para o já significativo conjunto de pesquisas que mostram que a corrida e outras formas de exercício podem melhorar o humor e ajudar a combater  a depressão.

Correr ajuda pessoas a dormir melhor, eleva o humor e aumenta a capacidade de concentração

Numa pesquisa com 51 jovens com idade média de 18 anos, metade foi selecionada para adicionar corrida às suas rotinas, enquanto a outra metade não (eles fizeram algum exercício, mas não adicionaram um regime regular de corrida).

Para obter os benefícios associados à corrida, o grupo de corredores correu em ritmo moderado por 30 minutos por dia, cinco dias por semana, durante três semanas.

Os participantes do grupo de corrida dormiram melhor, mostraram sinais de melhora do funcionamento psicológico e se concentraram melhor durante o dia. É provável que os mesmos benefícios se apliquem aos corredores de qualquer idade.

Correr pode melhorar significativamente a saúde cardiovascular

Sabe-se que a atividade aeróbica é excelente para o coração, por isso não é surpresa que a corrida possa melhorar a aptidão cardiovascular. Em geral, quanto mais pessoas correm, mais saudáveis seus corações tendem a ser.

Mas você pode obter grandes benefícios sem ter que fazer muito: correr apenas cinco minutos por dia pode adicionar anos à sua vida, de acordo com um estudo da Journal of the American College of Cardiology .

Correr pode melhorar sua mente em qualquer idade e combater o declínio cognitivo relacionado à idade

Se você deseja manter sua mente saudável à medida que vai envelhecendo, a pesquisa indica que o exercício é uma das melhores coisas que você pode fazer.

Uma pesquisa sobre o efeito estimulador cognitivo do exercício aeróbico (que em muitos estudos era corrida, corrida ou caminhada rápida) descobriu que, para crianças, a corrida melhorou a memória de trabalho e o foco. Para os jovens adultos, a memória de trabalho teve um impulso semelhante – assim como a capacidade de alternar tarefas.

Para adultos mais velhos, esse tipo de atividade fornece uma longa lista de benefícios cognitivos, incluindo memória de trabalho, foco e troca de tarefas.

Correr muda o cérebro de maneira a torná-lo mais resistente ao estresse

Vários estudos mostraram que o exercício aeróbico pode melhorar a capacidade das pessoas de lidar com o estresse – e muitos desses estudos se concentram nos corredores.

Os pesquisadores pensam que isso pode ocorrer porque o exercício aeróbico aumenta os níveis de neurotransmissores como serotonina e noradrenalina, e faz com que o cérebro gere novos neurônios.

O cérebro é uma máquina perfeita, mas, como tal, para funcionar melhor é necessário que receba bastante oxigênio e sangue. A corrida oxigena o cérebro e facilita a circulação do sangue.

Correr e outras formas de exercícios aeróbicos reduzem significativamente suas chances de morte

Fazer 30 minutos ou mais de exercícios aeróbicos diariamente torna as pessoas significativamente menos propensas a morrer por qualquer causa. Obter uma hora ou mais de movimento é ainda melhor, de acordo com algumas pesquisas.

As pessoas que atendem a essas diretrizes de exercícios têm uma probabilidade significativamente menor de desenvolver várias formas de câncer, de acordo com uma grande revisão da pesquisa.

Para muitas pessoas, a maneira mais fácil de obter todos esses benefícios do exercício é sair e começar a correr.

Informações importantes sobre a corrida

  • Antes de iniciar a sua rotina de corridas diárias consulte seu médico.
  • Exercícios aeróbicos de alto impacto como a corrida pode ser perigoso para pessoas que tem problemas cardíacos.
  • Antes de cada corrida faça um aquecimento para evitar lesões.
  • Use um tênis confortável
  • Use roupas leves e confortáveis
  • Beba água antes, durante e depois da corrida para hidratar o corpo.
  • Não coma alimentos de difícil digestão antes das corridas. Faça uma refeição leve depois.
  • Ao correr mantenha um ritmo leve e constante, respeite seus limites.
  • Para iniciantes é recomendado que  a corrida seja de pequenos percursos, depois vai aumentando gradualmente à medida que for melhorando o condicionamento físico.

Para saber mais sobre lesões durante a corrida Leia este Artigo

https://tenhasaudeagora.com/plantas-que-curam/alho/2020/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: