Cravo da índia – Mata bactérias -Antioxidante
Cravo da Índia é bom, barato, fácil de encontrar e tem muitas propriedades nutricionais e medicinais.
O cravo-da-índia é um broto que nasce das flores aromáticas secas das árvores. O nome científico é Syzygium aromaticum e é conhecido por seus diversos benefícios medicinais e de alto conteúdo nutricional.
Tem um sabor forte e quente, quando alguém mastiga cravo logo sente um gosto picante e um ardor meio amargo. Por isto, para algumas pessoas este gosto pode ser desagradável e afastar esta fonte de energia e saúde da sua culinária.
Ao fazer isto, deixa para trás uma excelente oportunidade de usufruir das grandes propriedades medicinais que esta especiaria tem.
Por que devo usar Cravo da Índia
- Porque é Antioxidante
- Porque protege o organismo contra o câncer
- Porque mata Bactérias
- Porque melhora a saúde do fígado
- Porque ajuda regular o açúcar no sangue
- Porque fortalece a saúde dos ossos
- Porque trata problemas de úlceras estomacais
- Porque melhora o sistema imunológico
Propriedades nutricionais
- Cálcio
- Cobre
- Ferro
- Magnésio
- Manganês
- Fósforo
- Potássio
- Vitamina C
- Vitamina K
- Eugenol
Benefícios para quem faz uso de Cravo da Índia
Anti-inflamatória. Possui uma propriedade conhecida pelo nome Eugenol, que atua como um potente inibidor de plaquetas e ajudam na prevenção de coágulos sanguíneos. O Eugenol é antisséptico e auxilia no tratamento de náuseas, melhora a digestão e ajuda combater diarreias. Possui propriedades bactericidas, antivirais, Pode ser usado como anestésico e antisséptico para o alívio de dores de dente.
O Eugenol também tem efeito analgésico e é usado pelos dentistas para fazer tratamentos anestésicos.
O manganês presente nos cravos da índia ajuda na prevenção de doenças e enfermidades.
Estudos mostraram que a ingestão regular de cravos ajuda reduzir os riscos de câncer de pele e pulmão.
Em algumas culturas tradicionais que não recorrem a medicamentos de uso farmacêutico, para combater as gripes e resfriados, eles usam como tratamento apenas o cravo da índia.
O cravo ajuda o aparelho digestivo funcionar melhor, em decorrência disto restringe a formação de gases no intestino. Contribui para evitar inchaço e flatulência do estômago.
Ajuda controlar complicações das diabetes. Quando é adicionado nas refeições, diminui a resistência à insulina e aumenta o efeito dos hormônios gastrointestinais responsáveis pela diminuição das taxas de esvaziamento gástrico. O cravo da índia ajuda a insulina a funcionar com melhor, exigindo menos insulina para obter glicose nas células para fornecer energia.
O cravo-da-índia contém nutrientes que ajudam dar resistência aos ossos, como manganês que atua na cartilagem e nos ossos. Contém também, ácido graxo e ômega-3, contribui para aumentar a absorção de cálcio, diminui a perda óssea e mantém a densidade mineral. Vitamina C – aumenta a produção de colágeno. Vitamina K – regula a atividade das células osteoplásticas.
A Vitamina K e o manganês protege o fígado. O alto teor de antioxidantes protege os órgãos dos efeitos nocivos dos radicais livres, particularmente o fígado. Em longo prazo, o metabolismo aumenta a produção de radicais livres e, ao mesmo tempo, diminui o nível de antioxidantes no fígado. O cravo neutraliza esses efeitos com suas propriedades hepatoprotetoras.
O óleo de cravo é eficaz no tratamento de doenças respiratórias como bronquite, resfriados, sinusite e asma, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antibacterianas.
Para quem tem problemas de ereção, o cravo-da-índia é afrodisíaco. Aumenta os níveis de testosterona nos homens, melhora o desempenho sexual e previne a ejaculação precoce.
Como e onde usar cravos da índia
Mascar dois cravos por dia seria o ideal para usufruir dos benefícios desta especiaria, mas, quem não suporta o gosto forte pode consumir acrescentando nos doces, sopas e várias outras receitas que você tem na sua cozinha.
Cuidado para não exagerar na quantidade e alterar o sabor da sua receita.

Cuidados e Efeitos colaterais
Apresentamos acima todos os benefícios sobre esta especiaria, mas, também é nosso dever alertar nossos leitores sobre os danos que esta especiaria pode causar.
Problemas de ereção – Os homens que fazem uso do cravo da índia precisam levar em consideração que esta especiaria pode interferir na sua vida sexual. Pode dificultar o orgasmo e retardar a ejaculação.
Pode causar comichão ou desconforto
Pode causar irritação leve da pele; manchas vermelhas ou provocar alguma reação alérgica.
Pode deixar as gengivas doloridas e inchadas, provocar irritação na boca, sangramento, após o uso de cravo na boca.
Quando consumido em excesso pode provocar vômitos, dores de garganta e até convulsões.
Alguns estudos mostraram que pessoas que sofrem de distúrbios hemorrágicos e fizeram uso desta especiaria, aumentou o risco de sangramento.
O cravo da índia deve ser armazenado em locais adequados para não ser contaminado por fungos e bactérias. O que pode trazer vários problemas de saúde.
Na dúvida consulte seu médico
Mais informações sobre o Cravo da Índia
Benefícios das sementes de chia