Café

Café – Afinal, faz bem ou faz mal para saúde

Café – Afinal, faz bem ou faz mal para saúde

Café tradicional, expresso ou Cappuccino. Puro ou com leite, quem resiste ao aroma que vai longe e aguça o paladar?


Embora seja irresistível, todavia, sempre surge àquela velha pergunta que não quer calar: Afinal, tomar café faz bem ou mal para a saúde?

Existem muitos vídeos e artigos na internet para tratar deste tema de grande relevância e magnitude. Haja vista, este líquido de sabor único estar presente na mesa de quase todos os brasileiros. Então, muitos propuseram apresentar seus relatos.

A informação sempre é útil na tomada de decisão, mas, o problema repousa no fato de que estas informações são desencontradas e excludentes. Alguns dizem que faz bem enquanto outros afirmam que faz mal.

Um está certo e o outro errado, mas, quem está certo? Ou errado? Neste Artigo colocamos nosso faro de investigador e aprofundamos nas pesquisas relacionadas ao café para que você possa ter informação de qualidade.

No final você terá informação suficiente para saber se deve ou não tomar café. Ou como, quando e quanto se deve ingerir desta bebida.  

Propriedades Nutricionais

  • Cafeína
  • Riboflavina
  • Vitamina B2
  • Vitamina B3
  • Vitamina B5
  • Ácido pantotênico
  • Manganês
  • Potássio
  • Magnésio
  • Niacina

Benefícios do Café

  • Protege o cérebro contra o mal de Parkinson
  • Diminui o risco de ter doença de Alzheimer
  • Diminui o risco de ter cirrose hepática
  • Diminui o risco de ter diabetes tipo 2
  • Diminui o risco de ter doenças do coração
  • Diminui os riscos de ter doenças graves
  • Diminui o risco de acidente vascular cerebral
  • Possui altos níveis de antioxidantes
  • Aumenta a energia corporal
  • Melhora o desempenho físico

Quantidade de consumo seguro

Em nossas pesquisas encontramos que, os médicos são unânimes quanto à quantidade de café que deve ser ingerida diariamente para fazer bem a saúde.

O consumo ideal é de três ou no máximo quatro xícaras de café por dia. Acima disto o efeito é prejudicial para saúde.

Deve-se consumir até no máximo meia hora depois de pronto. Não colocar em garrafas térmicas porque o dano no organismo é grande.

Melhora as atividades cerebrais

Esta bebida está entre os alimentos mais estudados no mundo. Estudos mostraram que esta bebida melhora as atividades cerebrais como, humor, memória e tempo de reação.

A cafeína encontrada nesta bebida bloqueia os neurotransmissores que inibem a atividade cerebral. Estimula e aumenta a capacidade de concentração, devido seu efeito estimulante.

A cafeína ajuda queimar gordura e perder peso

Estudos mostraram que a cafeína aumenta a taxa de metabolismo e ajuda queimar gordura. É claro, que só a ingestão de café não vai fazer você ter um corpo atlético.

Atividades físicas diárias são necessárias para boa saúde. O corpo precisa estar em movimento constante para que as doenças fiquem longe.

Possui propriedades antioxidantes

Esta bebida é rica em propriedades antioxidantes. Estas propriedades protegem as células e combatem os radicais livres.

Consequentemente, aumenta a imunidade do corpo e ajuda evitar o envelhecimento precoce. A quantidade de oxidantes no café é maior do que em muitas frutas, por isto, não ignore o poder medicinal desta bebida.

Reduz o risco de Alzheimer, Parkinson e demência

Pessoas que consomem esta bebida têm um risco muito menor de contrair a doença de Alzheimer, que é uma das principais causadoras de demência no mundo inteiro.

Diminui também o risco de contrair doenças de  Parkinson, principalmente, os idosos. Doenças de Alzheimer não tem cura, por isto, se você quer cuidar da saúde do cérebro e prevenir antes que esta doença chega, tome café regularmente.  

Diminui o risco de alguns tipos de câncer

Estudos mostraram que pessoas que consomem esta bebida regularmente têm menos risco de desenvolver câncer de fígado.

Esta bebida mostrou-se eficaz na prevenção contra dois tipos de câncer – fígado e do colorretal. Pesquisas com uma quantidade considerável de pessoas, de diferentes idades. Constatou que elas tiveram 15% menos chance de desenvolver estas doenças.

Ajuda combater a depressão

A depressão é a doença do século, é a principal  causa de afastamento no trabalho. A depressão produz distúrbios mentais graves.

Por isto, esta é a bebida queridinha e mais apreciada nas empresas. Melhora o humor e produz uma vida mais feliz.

Estudos mostraram que pessoas que tomam café regularmente, são menos depressivas. Esta bebida é poderosa inibidora da depressão.

Aumenta o tempo de vida

Talvez este seja o maior de todos os benefícios do café. Vários estudos comprovaram que a ingestão diária desta bebida alongou o tempo de vida dos consumidores.

O organismo de quem toma esta bebida combate com mais eficácia a invasão de agentes causadores de diversas doenças.

O resultado é o aumento na longevidade da vida. Quem toma esta bebida vive mais.

Malefícios do café

Qualquer quantidade acima de quatro xícaras diárias de ingestão de café vai provocar danos no seu organismo e sistema nervoso.

Quando você toma café velho, esquentado e depois de meia hora de pronto. O efeito é maléfico, pode causar doenças indesejadas.

O excesso de consumo pode causar estresse, irritabilidade, tensão muscular, ansiedade e insônia.

A cafeína em excesso causa dependência e vício. Quando a pessoa tenta se livrar do hábito é atormentada pela abstinência. Inclusive, pode-se tornar depressiva e infeliz.

O melhor mesmo é fazer o consumo moderado para não sofrer os danos, e também, não perder os muitos benefícios que podem melhorar sua saúde.  

O excesso pode causar problemas no aparelho digestivo e no sistema nervoso.

Afinal, o café faz bem ou mal?

Como já citado acima, depende muito da forma que você faz uso desta maravilhosa bebida. Altas doses de cafeína podem ter efeitos colaterais, desagradáveis ​​e até perigosos, cuidado!

Algumas pessoas são mais sensíveis, e até mesmo no consumo de pequenas doses pode perceber efeitos adversos, desconforto ou danos na saúde.

Então, esta bebida pode fazer tanto bem como mal, vai depender da quantidade, da qualidade e da responsabilidade do usuário.

Beba com moderação, na dúvida procure seu médico.

Quiabo – Rico em vitaminas e antioxidantes

Relato de um médico sobre café

1 comentário em “Café – Afinal, faz bem ou faz mal para saúde”

  1. Pingback: Fígado – 6 Alimentos que limpam e protegem seu fígado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: