Milho – Previne hemorróidas – Previne anemias
Cozido, assado, pamonha, curau, suco, polenta
O milho é um dos alimentos com a maior carga de nutrientes e vitaminas quando comparado a outros alimentos. Ele protege o organismo contra várias doenças crônicas.
É considerado um superalimento por causa das propriedades medicinais que ele oferece. Protege a visão, melhora o aparelho digestivo, combate anemias, etc.
E se não bastasse todos estes benefícios que ele nos dá, ainda é um alimento nutritivo e saboroso. Quem resiste ao paladar agradável ou aquele cheiro de milho cozinhando.
E se falarmos de milho assado no fogão a lenha, ou aquele curau irresistível, também, o suco deste grão é de sabor único. Também, as pamonhas são bastante populares em várias regiões.
Leia o Artigo e veja a importância deste alimento na sua dieta, não faltará uma receita que não se adapte ao seu paladar.
Existem muitas razões para você conhecer um pouco mais sobre este alimento e acrescentar na sua culinária. Tanto a espiga deste cereal quanto seus derivados são bastante nutritivos.
- Vitamina A
- Vitamina B1
- Vitamina B6
- Vitamina E
- Vitamina K
- Rico em fibras
- Cálcio
- Fósforo
- Sódio
- Zinco
- Magnésio
- Ferro
- Cobre
- Manganês
- Tiamina
- Selênio
- Betacaroteno
- Folato
- Niacina
- Luteína
- Lisina
- Metionina
- Ômega
Ajuda emagrecer
Se você está na luta contra a obesidade este cereal pode ser seu aliado. Ele dá aquela sensação de saciedade e diminui a fome. Menos fome, menos comida, menos peso.
Benefícios do Milho
- Previne doença de Alzheimer
- Fonte de energia
- Ajuda no processo de emagrecimento
- Saúde para pele
- Previne osteoporose
- Aumenta o sistema imunológico
- Trata e previne anemia
- Reduz o colesterol ruim
- Saúde para o coração
- Melhora o aparelho digestivo
- Melhora a visão – Vitamina A
Previne Hemorróidas
O milho é rico em fibras, as fibras ajudam na digestão e é indispensável para o bom funcionamento do intestino. Além de evitar problemas digestivos, ajuda tratar constipação intestinal.
Quando o intestino funciona de forma regular ajuda no processo de evacuação das fezes. Isto ajuda fazer menos pressão nas paredes do reto e alivia sintomas de hemorróidas. Também, ajuda tratar a síndrome do intestino irritável.
Estudos mostraram que a ingestão de grãos diminui o risco de desenvolver câncer de cólon. Então, acrescente milho na sua dieta para aproveitar os benefícios das fibras que ele oferece.
Protege o coração
O milho possui ácidos graxos, principalmente, ômega 3. Os ácidos graxos remove o colesterol LDL (ruim). Isto pode impedir o entupimento das artérias, cujo resultado é um coração mais saudável e com menos risco de sofrer ataques cardíacos.
Previne anemia
A falta de ferro no organismo gera um corpo anêmico. A anemia causa mal-estar, desânimo, indisposição. Os minerais encontrados no milho, inclusive o ferro. São muito eficazes no tratamento e na prevenção de anemias.
Também, a vitamina A – presente no milho ajuda o organismo absorver o ferro dos alimentos. Corpo saudável sem anemia tem mais energia e disposição para desenvolver as atividades diárias.
Efeitos colaterais
Alguns efeitos colaterais foram observados em pessoas que consumiram milho em excesso.
O alto teor de celulose encontrado neste alimento pode provocar problemas gastrointestinais em algumas pessoas. Outros problemas que foram observados em algumas pessoas são gases, dor abdominal e câimbra.

Considerações finais
Existem muitas razões para você agregar este cereal na sua dieta.
É saboroso, nutritivo e tem muitas receitas diferentes para agradar qualquer paladar.
É um produto barato, fácil de encontrar e com as tecnologias modernas produz o ano inteiro.
É fonte de saúde, fornece energia para nos ajudar desenvolver as atividades que precisamos no dia a dia.
Cuidado com o consumo exagerado de açúcar nas receitas doces (sucos, pamonhas, etc.). O excesso de açúcar pode anular os benefícios deste cereal e produzir um efeito reverso e indesejado.
Para ter saúde deve-se manter uma dieta equilibrada com pratos coloridos. Vejam aqui no Site outros alimentos.
Se você gostou deste Artigo, então, compartilhe com seus contatos.
Tomate – saúde para a pele e cabelo
Outras informações sobre este cereal